segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Coisas óbvias

Estou inscrito para o Desafio que a Ninki organiza no próximo dia 29! Eu NÃO deveria ter feito isso, pois 2009 é o ano que menos pedalei desde o longíquo 1995 quando me mudei para Lajeado. Mas lá vou eu de novo, sem o preparo ideal para uma prova desse porte!

Nessas horas, onde a condição física não ajuda, qualquer detalhe é importante, por isso coisas óbvias devem ser observadas, sob o risco de se ficar pelo caminho por uma bobagem qualquer.

Tem coisas que eu NUNCA mais deixo para a última hora, pois a minha experiência de 6 anos de Audax ensinaram que tem coisas que podem ser feitas com um pouco de antecedência:

- Calibrar os pneus. Já pedalei 250 km durante um 300 com 18 libras no pneu traseiro. Não adianta achar que vai ter um posto de combustível na entrada do DC ou que algum ciclista vai ter uma bomba melhor que a sua para dar a última calibrada. Eu encho o pneu na 5a. ou 6a. feira sabendo que tenho de enchê-lo novamente, mas se eu não puder fazer isso,ou esquecer, ele não vai estar muito vazio na hora da prova.

- Encher as caramanholas. Já vi gente indo até o primeiro PC pedindo "água emprestada" para os parceiros de prova ou saindo depois de todo mundo porque teve de ir "ligeirinho" ao banheiro(!) completar a caramanhola. Eu as encho na 6a. feira e se me lembrar (tô ficando esquecido) substituo essa água na domingo pela manhã, essa água "dormida" sempre vai ser melhor que a água do banheiro.

- Reservar hotel: Não sei o tamanho do hotel de Poa, mas aqui em Lajeado o hotel que fica ao lado da largada lota uma semana antes da prova. O outro hotel com que temos convênio fica a uns 2km do Shopping. Já aconteceu de ciclista me ligar às 5:45, 15 minutos antes da largada, perguntando onde ficava o Shopping porque ele tinha "conseguido" se perder do hotel até ali. O hotel "oficial" é sempre o melhor, pois lá estão as figuras que pedalam a anos e podem passar um pouco de sua experiência para quem está começando.

- Comprar comida com antecedência. Sempre leve alguma coisa para comer entre os PC´s porque esse papo de comprar algo no PC é meio relativo, principalmente para os novatos que estão ainda meio desambientados e podem simplesmente se esquecer de fazer isso.

Alguma novidade? Nenhuma! Mas quem estiver na largada dessa prova observe a correria de última hora, sempre tem alguém enrolado com um dos itens acima.

1 comentários:

17 de nov de 2009 14:48:00
Fabio Lazzarotto disse...

Sem falar nos parceiros que chegam na hora da largada pedindo uma "reguladinha" no câmbio que não tá passando bem as marchas ou para dar uma "olhadinha" no freio que tá trancando a roda...
Nos vemos dia 29.

Postar um comentário