terça-feira, 3 de novembro de 2009

O gráfico abaixo mostra a distribuição dos ciclistas por número de participações em provas de Audax no RS. Como escrito numa postagem anterior mais da metade (53%) dos ciclistas que já pedalaram provas aqui no RS pedalaram apenas uma prova!! Se somarmos a esse percentual os que pedalaram 2 provas temos 72%!

Esses números contradizem muito do que se fala na nossa turminha :-) onde é voz corrente que o ciclismo de longa distância aproxima as pessoas, pois mostra o lado lúdico da vida ao trocarmos possantes veículos propelidos a combustível fóssil de características poluidores que blá, blá, blá.... por bicicletas que integram o ser humano a natureza que o cerca, onde blá, blá, blá,....

Pode parecer que o pessoal "amarela" depois do 200, mas eu me lembro da primeira vez que pedalei mais de 100km. Me achei o cara!! E efetivamente qualquer pessoa que pedala 100 km ou mais é o cara!! Nós é que nos acostumamos muito facilmente com esses números.

Um tempo atrás fiz uma postagem sobre a prova de 200km, onde tento passar um pouco dessa sensação.

Não tenho a pretenção de explicar porque ocorre as pessoas pedalam um 200 e desistem do Audax, mas desconfio que isso ocorra por algumas razões fáceis de entender:

- Quem se propõe a pedalar essa distância, normalmente já é meio "fora da casinha" e muitas vezes já pratica outros esportes. Conheço gente aqui em Lajeado que faz corrida de aventura, canoagem, paraquedismo,... que pedalaram um Audax e pararam porque é uma atividade que toma muuuuito tempo. Qualquer "treininho" de 150 km toma, para quem é pica-pau como eu, quase o dia inteiro. Enquanto outras atividades, como treinar para uma maratona, não toma mais do que 3 horas num fim de semana.

- Mudança de emprego, mulher, cidade,... Desde julho de 2007, quando completei o meu segundo 600, só pedalei algumas provas de 200 e apenas 1 de 300. O problema, é que desde lá a minha filha nasceu, comecei a trabalhar a quase 40 km de casa,... Ou seja, isso que aconteceu para mim pode ter acontecido para muita gente.

- Objetivo cumprido. O cidadão, ou cidadã, se propõe a fazer um Audax, vai lá faz e pronto. Volta para as suas pedaladas em grupo durante a semana e arrisca de vez em quando uma pedalada mais longa. Tem gente que acha que está de bom tamanho fazer uma vez e pronto, simples assim.

Certamente existem outras razões para isso, mas daí teria que escrever um livro.

0 comentários:

Postar um comentário