terça-feira, 24 de novembro de 2009

Audax Randonnee X Desafio

O Audax Randonnee e os Desafios propostos por alguns organizadores, mas principalmente pela Sociedade Audax através da Ninki, tem propósitos semelhantes mas públicos diferentes. Foi com surpresa que ouvi dela que dentre os quase 150 inscritos menos de 10 participantes são de fora da região metropolitana!

Na minha opinião isso se dá pela "informalidade" do Desafio, pois na visão de muitos "ele não serve para nada", pois para pedalar cento e poucos quilômetros ninguém precisa ir tão longe como eu, o Bagatini e mais meia-dúzia se propuseram. Isso fica bem claro ao se analisar a origem dos ciclistas do último Audax Randonnee organizado em Porto Alegre, veio gente de vários estados brasileiros (RS, SC, PR, RJ, DF,...) e parece-me que até um hermano deu as caras por lá.

Enquanto que a prova de 200km tinha um apelo muito forte, já que era a primeira prova dessa distância para a temporada 2010, o Desafio é visto de uma maneira diferente pelos inscritos:
- é um passeio para quem tem experiência,
- uma tentativa de recomeço para quem não conseguiu manter o ritmo de outros tempos, e
- uma porta de entrada para quem nunca pensou em ir tão longe pedalando.

Apesar de ser uma prova que tem grande parte do público local o número de inscritos impressiona.

Antes da prova pretendo analisar com mais calma a lista de inscritos para verificar quantos nunca participaram de um Audax Randonnee. Se a teoria da Ninki, que diz que o Desafio é uma porta de entrada para o Audax, for verdadeira teremos em Porto Alegre no ano que vem provas de 200km com mais de 2 centenas de inscritos.

0 comentários:

Postar um comentário