terça-feira, 31 de março de 2009

AdV2k9 VIII - O Demo Jogável

Demorou... demorou muito mais do que eu imaginava e gostaria, mas depois de quase 2 meses dei por finalizado o KML do Audax do Vale 2009. Não que seja tão difícil assim de fazer. Eu é que tenho dificuldade em considerar algo pronto :-p

- Peraí! KML?

Pois é. Por mais que isso seja papo de nerd, é o nome do bixo.

KML significa Keyhole Markup Language, e segundo a nossa amada Wikipédia:

... "é uma linguagem baseada em XML e serve para expressar anotações geográficas e visualização de conteúdos existentes nessa linguagem como mapas em 2D e navegadores terrestre em 3D. KML foi desenvolvido para uso com o Google Earth, que era originalmente chamado de Keyhole Earth Viewer. Este foi criado por Keyhole, Inc, e que mais tarde foi adquirida pelo Google em 2004."

Ou seja, não tem nada a ver com quilômetro, nem com tecla, muito menos com buraco... :-p

Os interessados podem ler um pouco mais sobre KML aqui, na Wikipédia em inglês, e aqui, no tutorial do Google sobre o assunto.

Para o resto da humanidade, o que importa é que graças a um bando de CDF's sem vida social ou esportiva, é possível praticamente dissecar o trajeto do Audax do Vale confortavelmente sentado numa sala com ar condicionado.

Eu não vou dizer para os que ainda nunca usaram o Google Earth (GE) que eles não sabem o que estão perdendo. Vou apenas apontar o link para download da versão 5.0 e recomendar que não passem muitas horas por dia na frente do computador...

Uma vez com o GE instalado ou atualizado e rodando bonitinho, você pode baixar o KML do Audax do Vale:


É um arquivo pequeno, com apenas 161KiB. Salve-o em algum lugar onde depois você possa encontrá-lo ;-) e clique duas vezes nele. Ou então, na hora do download, simplesmente escolha o GE como aplicativo para abrir o KMZ (KML compactado). O Trajeto do Audax do Vale vai aparecer na pasta "Lugares temporários" do GE.

Observe atentamente a navegação por dentro da cidade de Roca Sales. É a única parte do trajeto que exige algum cuidado especial.

ATENÇÃO: há um pequeno erro na informação do vídeo que publicamos no YouTube com a quarta parte do trajeto. O vídeo mostra o semáforo de Roca Sales (o único da cidade) depois da 4ª esquina, à direita. Na verdade, ele está poucos metros antes dessa esquina, que continua sendo a esquina onde os ciclistas entrarão a direita. Abaixo você pode ver uma foto do local, tirada durante nossa verificação do percurso. Clique na imagem para vê-la ampliada:

[Foto]

Esse erro não ocorre no KML acima e já foi corrigido no mapa interativo do trajeto e no vídeo gravado no DVD que será entregue sábado.

0 comentários:

Postar um comentário