sábado, 28 de fevereiro de 2009

Demorou mas eu comecei a cumprir a promessa do Kieling :-p Está pronto o primeiro vídeo do trajeto do Audax do Vale 2009.

Foi feito no Google Earth (GE), um dos softwares mais impressionantes e úteis que eu já conheci. As aplicações atuais dele já são muitas para enumerar. As futuras são simplesmente infinitas.

À muitas versões que ele possui uma ferramenta chamada laconicamente "Passeio". Apesar da falta de pretensão do nome, essa ferramenta permite, nada mais nada menos, que navegar por uma versão virtual em 3 dimensões da superfície terrestre, na altura, inclinação e velocidade desejadas. Como se não bastasse, habilitando as opções de Terreno e Edificações 3D, o vôo ocorre em meio a morros e, em centros mais conhecidos como Paris ou Manhattan, prédios e monumentos tridimensionais. Ligando a opção que mostra as nuvens fica mais interessante ainda: o céu reflete com espantosa exatidão as condições atmosféricas momentâneas na região em questão.

Pois bem. No KML atual do Audax do Vale incluímos um conjunto desses Passeios na cada vez mais vasta lista de Pontos, Linhas e Polígonos. Percorre os municípios de Lajeado, Estrela, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vila Nova, Paverama (tangenciando), Tabaí (PC1), Taquari, Venâncio Aires (PC2), Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Encantado, Roca Sales e Colinas num percurso de 201,403 km. E não, Muçum não está dentro do trajeto. O PC3 fica em Encantado.

O vôo é executado automaticamente usando como diretriz um caminho traçado com as ferramentas de desenho do GE. Ele é automático, mas interativo. A qualquer momento é possível interferir no movimento usando o mouse ou o teclado. Pensem nas possibilidades, nas possibilidades! :-)

Evidente que para tudo isso é necessário ter ouvido falar no Google Earth... É preciso ter se interessado suficientemente por ele para tê-lo baixado. Depois instalado. Mesmo que ele já esteja instalado, precisa ser mantido atualizado. E não podemos nos esquecer de baixar e abrir o KML. E quando tudo está OK, falta aprender a usá-lo. Ou seja, é preciso estar A FIM de brincar. Como muita gente que passa por aqui tem mais o que fazer na vida, resolvemos dar uma mão e gerar um vídeozinho tipo "não sou nerd, como uma pessoa normal pode ver essa droga?" com a brincadeira.

Infelizmente, pelo menos por enquanto, salvar passeios como vídeos "stand alone" é uma característica embutida apenas na modalidade comercial do GE. Mas...

... usando um software capturador de tela, driblamos essa limitação e produzimos uma animação do tour aéreo sobre o trajeto do Audax do Vale, com frames de 1280x720 pixels (HD!) e duração de, inicialmente, 14min. A ideia era postar o resultado no YouTube (YT) e ancorar o player dele aqui nesse post. Como o YT aceita vídeos de no máximo 10min, foi preciso montar o passeio em mais de uma parte. Então fizemos logo em 4: cada uma, com algo entre 3 e 4 min, é o trajeto entre dois PC's consecutivos.

Abaixo temos o primeiro passeio. Os outros três vamos postar ao longo dos próximos dias. Demora um pouco fazer o upload de 4 arquivos com 300M cada...

Clique uma vez no vídeo para começar a rodar. Você pode assistí-lo todo aqui no blog, ou pode clicar mais uma vez e ele vai abrir na página do YT. Lá ele vai rodar num tamanho bem maior. Pode, inclusive, rodar em tela cheia, se você clicar no botão ao lado do controle de volume do player. Será muito mais fácil ler os rótulos dos pontos demarcados e as informações geográficas, principalmente a altitude do terreno, coisa muito útil para que vai pedalar os 200km.

ATENÇÃO: se no YT a qualidade do vídeo for mais baixa que a desse blog, então o ele não entrou automaticamente no modo HD (alta definição). Nesse caso, clique no link "assistir em HD" logo abaixo do controle de volume do player.

Divirtam-se!

0 comentários:

Postar um comentário