segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Sábado ou domingo?

No primeiro ano do Audax (2004) a prova de 200km foi realizada no sábado, em 2005, quando tivemos provas de 200km em Caxias, Porto Alegre e Santa Cruz o cenário começou a mudar. Porto Alegre manteve o sábado como dia "oficial", enquanto que Santa Cruz optou por fazer sua prova no domingo.

Cada um dos dias tem as suas vantagens e desvantagens. A grande vantagem do sábado é ter-se o domingo para descansar e recuperar-se para a semana que vem pela frente. A prova no domingo deixa o sábado para fazer a vistoria e o briefing com tranquilidade, além de poder dar aquela "adiantada" no sono do domingo.

As desvantagens são óbvias. Quando a prova é realizada no domingo a semana posterior começa muito mal, pois além dos 200km muitos dos ciclistas tem uma longa viagem de retorno até suas cidades. Já tivemos pessoas de outros estados vindo peladar provas aqui no RS e tendo de viajar mais de 500km na viagem de retorno.

Esse ano aqui no RS, apenas o Audax 200 de Caxias será num sábado, os outros serão no domingo.

Eu como ciclista prefiro a prova no sábado, mas como organizador realizo a prova no domingo!! O problema do esporte amador é que muitas vezes ele é amador demais, ano passado, faltando menos de 30 minutos para se iniciar a vistoria as camisas da prova ainda não haviam chegado!! Resumindo, realizando a prova no domingo, temos um dia a mais para correr atrás das coisas ainda não resolvidas.

1 comentários:

27 de jan de 2009 22:54:00
Fabio Lazzarotto disse...

Mestre Kieling, a ansiedade pré-prova não me permite adiantar o sono o que só piora a ressaca para depois da prova. Quanto a deixar as coisas prontas, eu preparo tudo com uma semana de antecedência. Prefiro as provas no sábado.

Postar um comentário