segunda-feira, 7 de julho de 2008

RAAM 2008


Enquanto a gente "se acha" por fazer um Audax 200 ou 300 tem gente que pedala quase 5.000km em menos de 9 dias!!

Terminou a umas duas semanas atrás a RAAM 2008 - Race Across America, que cruzou os Estados Unidos de leste a oeste. Em 2008, como em 2007, tivemos representantes brasileiros na categoria solo, esse ano Julio Paterlini completou a prova em décimo lugar, cerca de 2 dias e meio atrás do primeiro colocado o tetracampeão Jure Robic.

2 anos atrás o Paterlini participou do Extra Distance no RJ que com seus mais de 800km era a prova classificatória para o RAAM, sendo que naquela oportunidade Paterlini ficou menos de 30 minutos parados durante toda a prova!!!

Ao contrário dos nossos Audax onde o apoio externo é proibido, na RAAM o apoio é obrigatório, os organizadores exigem que os ciclistas tenham uma equipe de apoio que tem que segui-los durante toda a prova. Se algum ciclista for "surpreendido" sem a sua equipe, sofrerá punições que acrescentarão preciosos minutos (ou horas) no seu tempo final.

Além da categoria solo existem categorias para duplas, quartetos, octetos,...

Vale uma visita ao site do evento, lá tem histórias incríveis como a de David Jones que competiu na categoria solo 60-69 anos!! Tem também os tempos de Caroline van del Bulk que foi "limada" da prova por ter estourado o tempo a pouco mais de 50 milhas do final.

Por aqui, vale a leitura do blog do Arthur que fala um pouco das reclinadas no RAAM 2008 e de uma reportagem do site O Radical que fez uma entrevista com Paterlini logo após a prova.

0 comentários:

Postar um comentário