sábado, 12 de abril de 2008

Audax e a revolução de bicicleta

"A popularização das provas de ciclismo de resistência conhecidas como Audax acompanha a própria difusão do ciclismo. Foi assim desde o começo. Em 1891, ao vencer a primeira edição do Paris-Brest-Paris, o veterano Charles Terront (1857-1932) tornou-se símbolo de uma revolução promovida pela bicicleta com conseqüências sociais muito mais duradouras e importantes do que o próprio feito. Na década de 1890, houve uma das maiores expansões no mercado mundial de bicicletas na História. O crescimento ocorreu embalado pela adoção do modelo com as duas rodas do mesmo tamanho, com corrente e design muito mais seguro e eficiente do que as bicicletas do tipo roda alta que proliferaram a partir de 1870. Na prova, então disputada por poucos atletas, Terront pilotou um desses novos modelos. Era o início do período que se chama de Era da Segurança na história da bicicleta."

Leia mais em A popularização das provas de ciclismo de resistência conhecidas como Audax acompanha a própria difusão do ciclismo. Foi assim desde o começo. Em 1891, ao vencer a primeira edição do Paris-Brest-Paris, o veterano Charles Terront (1857-1932) tornou-se símbolo de uma revolução promovida pela bicicleta com conseqüências sociais muito mais duradouras e importantes do que o próprio feito. Na década de 1890, houve uma das maiores expansões no mercado mundial de bicicletas na História. O crescimento ocorreu embalado pela adoção do modelo com as duas rodas do mesmo tamanho, com corrente e design muito mais seguro e eficiente do que as bicicletas do tipo roda alta que proliferaram a partir de 1870. Na prova, então disputada por poucos atletas, Terront pilotou um desses novos modelos. Era o início do período que se chama de Era da Segurança na história da bicicleta."

Leia mais em http://pedivela.blogspot.com

Texto do jornalista Poti Campos

0 comentários:

Postar um comentário