terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Dicas para um iniciante - Velocidade média

Muitos ciclistas encaram o seu primeiro Audax com um único objetivo: Terminar a prova não importando o tempo!

Se esse é o seu objetivo você nunca precisará pedalar acima dos 25km/h! Nunca mesmo, nem morro abaixo! Se você quiser APENAS completar é só manter 20km/h de velocidade média e não se bobear nas paradas, que o seu tempo ficará em torno das 12 horas! Ou seja, tem muito tempo de sobra para poder administrar um problema de última hora.

Mesmo se pedalando a 18km/h tem-se uma grande chance de concluir a prova com êxito, desde que se seja muito criterioso nas paradas e torcendo-se para que nenhum problema ocorra.

Mas não adianta sair a 18km/h achando que é possível manter essa média até o fim. Tem muitas variáveis a serem analisadas, por exemplo:
- Vento: Se o vento for a favor na ida, ande mais rápido, pois a volta vai ser uma m...
- Calor: Normalmente o Audax 200 tem largada nas primeiras horas da manhã. Dê uma olhada em como vai ser a temperatura durante o dia, se for muito quente à tarde o negócio é fazer uma "poupança de tempo" pela manhã. Pois o calor, só não é pior do que o vento contra. Faça um conta simples, aumente a velocidade média em 2km/h na ida e desconte os mesmo 2km/h na volta.

Isso tudo parece óbvio, mas só parece! É muito comum nos primeiros quilômetros alguns iniciantes se comportarem como num estouro de boiada! Basta alguém se entusiasmar e sair mais acelerado, que uns quantos vão atrás! Temos que nos lembrar que tem gente aqui no RS que faz um Audax 200 em 6 horas!!! Que é menos da metade do tempo limite!

No meu primeiro Audax 200 (Poa 2004) tive a nítida sensação de que iria terminar em último, umas 2 horas atrás do penúltimo! Teve horas em que pensei em descer da bicicleta para que todos me ultrapassassem, tamanha era a fúria de parte dos mais de 200 ciclistas que participavam da primeira prova de Audax do Sul do Brasil. Para complicar um pouco mais, a uns 2 km do primeiro PC furei um pneu e passei nesse PC entre os 20 últimos ciclistas. Ali, já tinha gente cansada e eu no meu "tranquinho" de 23 km/h na ida e 22km/h na volta cheguei exatamente no meio desse enorme pelotão. Sei de gente que fez os primeiros 100km em 3 horas e 30 minutos e voltou em 7 horas!

Pensar às vezes dói, mas faz muito bem! Tanto é que não acontecem mais tantos "estouros de boiada" aqui nas nossas provas, pois o pessoal já se deu conta que chegar bem com um tempo um pouco maior, vale muito mais do que chegar mais rápido e passar mal.

1 comentários:

6 de jan de 2008 14:52:00
Edu disse...

Gostaria de ter lido esse texto antes do audax 200 em março de 2007. Não saí correndo, mas tive problemas de alinhamento de direção nos primeiros 500 metros e logo caí pra último. Depois aproveitei um vento a favor e acelerei pra encontrar um grupo que estava no meu ritmo. Fomos muito lentos e pouco criteriosos nas paradas. Resultado chegamos juntos, o que foi excelente, mas a 3 minutos do tempo limite. E o 300? Como fazer?

Postar um comentário