quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Dicas para os iniciantes - O que levar?

Nem 8, nem 80. Tem gente que parece que está fugindo de casa quando vai para um Audax, outros não levam nem uma câmara reserva!

Kit básico:

Capa de chuva: Tem gente que não leva, mas não custa levar umas dessas que os camelôs vendem, custam barato e podem ajudar.

Filtro solar: Sem comentários.

1 ou 2 câmaras reservas: Daí depende, se você tiver Mr. Tuffy até dá para arriscar ir sem, mas se furar o pneu é pelo menos meia-hora perdida, sentado na beira do asfalto, muitas vezes entre o nada e o lugar nenhum sob chuva!!!

Bomba de ar: sem comentários

Kit de ferramentas e para conserto das câmaras: Eu já furei 4 câmaras em 200km.

Dinheiro: Sempre é importante levar algum. Se tudo der errado, dá para voltar para casa de ônibus.

Celular: Na minha opinião é quase um equipamento obrigatório.

Cartão do seguro de saúde: Leve junto, não pesa nada e se acontecer alguma coisa o prejuízo é menor.

2 caramanholas: Dependendo do calor uma caramanhola é pouca para cobrir os 50 km (ou mais) entre os PC´s.

Papel higiênico: Ou alguém acha que tem banheiro a cada 5 km na beira da estrada? Eu já vi gente chegar em Audax com apenas 1 meia, a outra, coitada, ficou pelo caminho.

Cobertor térmico: Algumas provas de 300 em diante aqui no RS exigem esse equipamento, pois já tivemos eventos onde a temperaturea beirou o zero grau. Em 2008, nas provas de 200km, esse equipamento pode ser necessário em Caxias do Sul que terá uma prova em julho, nas outras provas ele não é necessário.

Faltou alguma coisa?

2 comentários:

5 de jan de 2008 12:58:00
Edu disse...

Boa lista!

Acrescentaria o kit gambiarra (super leve e quase sem volume), com arame, abraçadeiras plásticas, cordinha de nylon, um cabo de freio/câmbio, algumas porcas, parafusos e arruelas. Pode salvar o dia.

Óculos: mesmo pra quem não precisa de correção visual. Escuros para o Sol e transparentes para a noite, trazem conforto e proteção contra pequenos objetos voadores comuns nas estradas.

Se você tem alguma alergia ou necessidade médica especial, um cartão junto à carteira com essas informações também não custa nada. Telefones de contato de pessoas próximas ou que também estejam na prova podem ajudar em caso de (Deus nos livre!) acidentes.

Cartão telefônico (vai que o celular fica sem sinal ou bateria)

7 de jan de 2008 22:08:00
marcelo_montanhista disse...

Oculos, essencial como o edu falou.

Sobre água. Antes achava uma inútilidade o camel back. Agora que ganhei um mudei de idéia.

Coloquei tb uma proteção termica da deuter. Mantem a água pelo menos fresca.

Notei que um camel de 2 litros (na pratica cabe 1,75) é suficiente para cada 50km (mesmo no sol) para um cara "leve" (104kg) como eu. Ou seja é mais que suficiente para o resto do mundo.

Adotei a pratica de pequenos goles ao invés de goles grandes com o que acontecia com a garrafinha.

Um pequeno gole antes da subida. Um pequeno gole depois da subida. E dependendo do tamanho da subida goles intermediários.

Notei claramente (atráves da cor da urina) que o hidratação ficou muito mais eficiente com esse método de goles pequenos.

Mesmo que bebendo a mesma quantidade num mesmo trecho comparado com o sistema da garrafa mas com goles "grandes".
Fisiologicamente não sei porque isso acontece, e se isso é apenas para minha pessoa. Mas esta dada uma dica a mais para quem bebe muita água como eu.

tenho levado tb castanha do pará salgada (se baixar a pressão), uva passa e doce de leite se faltar energia. Evito usar os "gels" e barras processadas por achar muito "artificiais", mas estas tb podem ser uma boa fonte de energia entre os PCs.

Postar um comentário