segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Dicas para iniciantes - Treinos

Esse tópico iria ser escrito mais adiante, mas como esse assunto anda "bombando" nas listas de Audax, aí vai a minha opinião.

Muitos acham que treinar é apenas fazer grandes distâncias, é óbvio que treino para um Audax passa por ralar muitas horas em cima de uma bicicleta, mas não é só isso. Não adianta pedalar apenas "na boa", tem que pedalar com sol forte, vento contra, de manhã cedo, ao entardecer, sob chuva... Parece que dei a receita para um masoquista, mas não adianta só treinar sob condições perfeitas, pois no dia da prova pode fazer as 4 estações do ano no mesmo dia. :-)

Na prova de 200km de SCS de 2007 largamos com uma temperatura agradável que aos poucos foi se transformando num calor senegalesco, para terminar em grande estilo com um temporal com fortes ventos contra e uma queda de mais de 15 graus na temperatura. Em Pelotas 2007 foram exatos 108 km de vento contra, em Caxias 2005 saímos com chuva e um pouco de frio para terminarmos com um sol forte com direito a "torraço" para quem foi sem protetor solar.

Pessoalmente acho que nenhum treino para um Audax 200 precisa ser superior a 120km, mais importante é exercitar as outras variáves citadas no paragráfo anterior e quando tudo estiver ruim parar e trocar uma câmara, mesmo que o pneu não esteja furado, só para exercitar um pouco. Se num treino é ruim fazer isso, na prova pode ser pior, principalmente se isso estiver acontecendo pela primeira vez.

Uma outra dica básica é preparar o "espírito" para a prova, pois o corpo (treinado) vai aonde a mente mandar. Não adianta ter feito tudo certo e na hora amarelar, e uma boa forma de não amarelar é adquirir confiança pedalando bastante. Mesmo quando o serviço, a mulher, a filha, o chefe, a reunião do condomínio, ... não deixarem que a pedalada seja a ideal, vale a pena pegar a bicicleta e dar uma volta, pois é a soma dessas experiências que nos dá a confiança para irmos até o fim.

Uns tempos atrás eu escrevi um post sobre as provas de 200km, quem tiver chegado acordado até aqui pode dar uma lida no texto.

1 comentários:

29 de mar de 2012 22:29:00
Anônimo disse...

Gostei muito, é isso aeee, não é terrivel mas nao adianta ficar passeando com o pessoal sábado a tarde e achar que ta preparado, eu pedalava direto no sol, chuva e me lembro que nos ultimos km o desespero bate, teve amigo meu que chorava como criança na chegada. Vai pensando que é barbada, so nao esquece de levar o celular heheheh

Postar um comentário