sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Audax 1200 ou Randounner 1200?

Uma repórter da Zero Hora, jornal do grupo RBS, entrou em contato conosco para esclarecer uma dúvida: Ela pediu para o pessoal que organiza o PBP umas fotos para ilustrar uma reportagem que ela está escrevendo sobre a "gauchada" que está na França, e o pessoal de lá disse que não era Audax, mas sim uma prova de Randounner! Os organizadores de lá estão corretos, não é um Audax 1200 e sim um Randounner 1200.

Audax é o termo utilizado para as provas onde todos andam juntos, ou seja, se formam um ou mais pelotões que "elegem" um capitão e esse dita o ritmo, e o objetivo é todos andarem juntos do início ao fim. O Randounneurs é onde cada um anda no seu próprio ritmo, cada um escolhe a velocidade, os tempos de parada, é a modalidade solitária do ciclismo de longa distância, o Audax seria a forma soliDária!

Essa incorreção deve ter chegado ao Brasil por conta do PBP ser organizado pela ACP- AUDAX Club Parisien, ou seja, acabamos adotando o nome Audax de forma genérica. No Brasil todas as provas organizadas até hoje foram na modalidade Randounners, muito mais popular no mundo inteiro que a modalidade Audax.

As 2 provas existem quase que em paralelo, o Audax 1200 será realizado dia 05/09/07 entres as cidades de Paris e Brest, só não sei se utilizarão o mesmo roteiro. Parece que o pessoal do Audax pratica outros esportes também, eles tem um site bem simples, onde aparecem 2 fotos de grupos de ciclistas.

Tem um outro post no blog que conta boa parte da história do PBP e a rivalidade entre o pessoal que organizava Audax e Randounner.

Se diz no Brasil que o costume faz a lei, por conta disso preferimos não corrigir o incorrigível. Vai continuar sendo Audax.


Nota do Blog: Não pretendo ser o dono da razão, por isso contribuições e correções a tudo que é publicado aqui são sempre bem-vindos.

0 comentários:

Postar um comentário