quinta-feira, 8 de março de 2007

O Clima e o Audax

Quando se fala que olhar a previsão do tempo é fundamental para se montar a estratégia para um Audax tem gente que ri, não sei se porque ainda acreditamos em previsão de tempo ou porque acha desnecessário.

No fim de semana passado em SCS o clima aplicou uma grande peça nos ciclistas, até as 11 da manhã o o clima estava bom para pedalar, mas a partir dali virou um inferno para logo depois cair um dilúvio! E isso afetou diretamente os tempos dessa prova.

Em 2005 o tempo médio foi 9:55, ano passado foi 9:49 e esse ano passou a 10:48. Ano passado passado quando choveu durante quase toda a prova, 72% dos ciclistas chegaram com até 11 horas de prova, esse ano o percentual foi de 48%!! Dos 45 ciclistas que pedalaram em SCS em 2006 e 2007, apenas 16 melhoraram seus tempos os outros 29 não conseguiram repetir os tempos de 2006.

Paradoxalmente isso pode mostrar um amadurecimento dos ciclistas que ao se depararem com aquele inferno baixaram o ritmo para poderem chegar, tanto isso pode ser verdade que TODOS que não desistiram terminaram a prova dentro do tempo máximo estabelecido.

Sei que as vezes "viajo" nos números, mas abaixo segue uma tabela onde estão tabulados todos os tempos das provas de SCS, eles estão organizados por ano e por tempos de chegada, para fins de análise eles estão agrupados de hora em hora.

0 comentários:

Postar um comentário